terça-feira, outubro 02, 2012

Dia 02 – Qual foi o último livro que leu e qual é o próximo livro que lerá?

Eu estava aqui vasculhando minha mente para lembrar qual o último livro que eu li. Demorou um pouco mas eu lembrei porque a memória estava tão vaga. Os últimos livros que eu li foram releituras. Eu reli 3 livros da Jane Austen. Até agora este meme está muito amor, mas vou fazer mais um momento adoro: Eu A-D-O-R-O os livros da Jane Austen, já perdi a conta de quantas vezes já li e reli e provavelmente lerei novamente! Minhas últimas releituras foram "Mansfield Park", "Emma" e "Persuasão". 
Sobre os livros:

Mansfield Park: "é um conto onde uma jovem órfã é adotada por seus parentes ricos, apresentando conflitos que envolvem amor e contratos sociais, escravidão e civilidade, riqueza e autopercepção (...). Ainda que o livro aborde vários temas, a principal questão é a busca da identidade e do verdadeiro amor". (Trecho retirado da contracapa do livro.)

Nota pessoal: Ao contrário do que diz a sinopse, a jovem protagonista não é órfã, uma vez que seus pais estão vivos e aparecem no texto de Jane Austen, eles são, na verdade, extremamente pobres e tem mais filhos do que conseguem sustentar. A protagonista, chamada Fanny Price, é muito contida e passiva, bem diferente das outras personagens da autora.


Emma: "Certa de que permanecerá solteira pelo resto da vida, Emma Woodhouse esquece os próprios anseios amorosos e passa a se dedicar aos sentimentos do rapazes e moças que a cercam. Em sua atuação como 'casamenteira', incorpora costumes da Inglaterra vitoriana: apóia, aprova ou desaprova namoros conforme seu juízo de valores - fundamentado nas rígidas normas morais da época". (Trecho retirado da contracapa do livro)

Nota pessoal: Quem já assistiu ao filme "Patricinhas de Beverly Hills" conhece a história de Emma!


Persuasão: "O enredo deste empolgante livro gira em torno dos amores de Anne Elliot que se apaixonara pelo pobre, mas ambicioso jovem oficial da marinha, capitão Frederick Wentworth. A família de Anne não concorda com essa relação e a convence romper seu relacionamento amoroso. Anos após Anne reencontra Frederick, agora cortejando sua amiga e vizinha, Louisa Musgrove." (Trecho retirado do Skoob)

Nota pessoal: Eu gosto muito deste livro, é um dos romances favoritos. A Anne Elliot é umas das minhas personagens favoritas dos romances da Jane Austen, ela é um pouco mais velha do que as outras protagonistas da autora, então ela é mais madura e menos perdida do que as outras. Cada vez que eu releio passo a gostar mais da história.


Acho que me empolguei falando nos livros que li e quase esqueço de falar sobre o próximo livro que irei ler. Olhando rapidamente minha estante, acho que lerei "Mrs. Dolloway", de Virginia Woolf. Na verdade, eu já li esse livro, mas comprei uma edição nova e estou doida para reler!
Sobre o livro:
"Toda a história do romance se passa num único dia, em junho de 1923, em que Clarissa Dalloway resolve ela mesma comprar flores para a festa que vai oferecer logo mais, à noite, em sua casa. A partir desta cena inicial, o romance segue a protagonista pelas ruas de Londres num ritmo cinematográfico, registrando suas ações, sensações e pensamentos." 
(Trecho retirado do site da Cosac Naify)

PS: Sigam também as respostas da Paty no blog dela o Palavras ao vento.

5 comentários:

Mateus Medina disse...

Não li nenhum, mas as adaptações cinematográficas (para quem não leu, não sei para quem leu, pode sentir diferente) tanto de "Persuasão" como "As Horas", inspirado no "Mrs. Dolloway" são simplesmente magníficas, sendo que considero "As Horas" um dos melhores filme de sempre, tá no meu top 10, sem dúvida.

Abraços!

Unknown disse...

Eu ainda nao li todos os livros da Jane Austen, mas os poucos que li ja me conquistaram. Sou fa de carteirinha dela. O meu preferido ate agora e Persuasao.
Bjs

Paty Augusto disse...

Hum, não conheço essa autora. Já ouvi falar do filme "As Horas", mas também ainda não assisti... Boas sugestões pelo jeito. Mais títulos para minha lista de livros que tenho que ler.

Beijos, flor!

Ah, e obrigada pela indicação... vou colocar seu link também ;)

Sonhos melodias disse...

Belas leituras! Desde que li e assisti As horas, fiquei com vontade de ler Mrs. Dalloway.
Bjs

Cristina Tonon disse...

Amiga, no nosso próximo encontro me conta sobre a Jane, todos falam bem dela mas ainda não consegui ingressar num livro dela. Quando a Virginia fiquei triste com a noticia de que as horas é baseado em uma obra dela. Eu não consigo lembrar do filme e já vi duas vezes, uma coisa muito louca...